A diferença entre primeira classe e classe executiva

Como uma passagem de primeira classe pode custar até o dobro da classe executiva, nos aprofundamos nas principais diferenças.

A aviação privada é mais popular e mais acessível do que nunca. Embora a aviação comercial nunca iguale a flexibilidade e a exclusividade do voo privado, ela está lutando por sua participação no setor de alto patrimônio líquido com um espírito admirável. Os serviços de primeira classe e classe executiva melhoraram significativamente na última década, a ponto de serem tão confortáveis ​​e econômicos quanto um jato.

Mas também há uma grande diferença de preço entre a primeira e a executiva, com uma passagem para a primeira classe frequentemente duas vezes mais cara. A primeira classe realmente vale o custo adicional? Para descobrir, decidimos nos aprofundar nas principais diferenças entre os dois. Reduzimos isso em quatro categorias importantes: assentos, comida e bebida, lounges e serviço.

No segundo em que você pisa no avião, a diferença mais notável entre voar na primeira classe e na classe executiva é o seu assento. Enquanto os passageiros da classe executiva recebem muito mais espaço para as pernas do que a econômica e um assento totalmente reclinável, aqueles com uma passagem de primeira classe geralmente recebem suítes inteiras com portas de correr totalmente fechadas, camas de casal confortáveis ​​e enormes telas de entretenimento.

Quando se trata de refeições a bordo, embora tanto a executiva quanto a primeira classe ofereçam uma oferta culinária muito superior à da classe econômica, os passageiros da primeira classe (dependendo da companhia aérea) geralmente são tratados com serviço de prata, com menus indulgentes, incluindo lagosta e bife de filé não incomum.

Um bilhete de primeira classe também lhe dará acesso ao que há de melhor nos saguões do aeroporto , que muitas vezes podem incluir refeições à la carte, champanhe de cortesia e spa de luxo e chuveiros. Embora a classe executiva possa às vezes permitir acesso a lounges semelhantes, se não os mesmos da primeira classe, talvez você não consiga acessar todas as instalações de nível superior como seus colegas de primeira classe.

A diferença chave final entre a primeira classe e a classe executiva geralmente é encontrada no nível de serviço. Com apenas 14 assentos de primeira classe na maioria dos voos internacionais, aqueles que viajam em primeira linha se beneficiarão de níveis excepcionais de atenção. Eles também costumam ser os primeiros a passar pelo check-in e segurança e na frente da fila para pegar sua bagagem na outra ponta, embora os passageiros da classe executiva não estejam muito atrás deles.

Com tudo isso dito, a primeira classe e a classe executiva podem variar muito entre as companhias aéreas, portanto, para facilitar a vida, o Lifestyle Hall e o Le Valigie, nosso blog que fala tudo dobre turismo, revelam tudo o que você precisa saber sobre as diferenças entre a primeira classe e a classe executiva em cinco das maiores companhias aéreas do mundo.

Linhas Aéreas americanas

Primeira classe

Primeira classe da American Airlines / ©American Airlines

Voar de primeira classe na maior companhia aérea da América traz muitos benefícios. O serviço Flagship First da American Airlines é sua principal oferta e está disponível apenas em rotas internacionais e transcontinentais selecionadas. 

Existem dois modelos de aeronaves que oferecem o serviço Flagship First da American Airlines: o A321 Transcon e o Boeing 777 300 ER. Ambos apresentam assentos reclináveis ​​confortáveis ​​medindo um espaço de 21 a 21,5 polegadas, que é aproximadamente 4 polegadas mais largo que a classe econômica. Com apenas oito assentos Flagship First disponíveis no Boeing e 10 no A321, a equipe é extremamente atenciosa e a experiência parece muito mais íntima do que muitas companhias aéreas rivais.

Claro, você pode esperar outros benefícios, como check-in e embarque rápidos, menus liderados por chefs e listas de vinhos selecionadas – além de um confortável conjunto de pijamas Casper esperando por você a bordo. 

Classe executiva

A American Airlines é provavelmente mais conhecida por sua considerável oferta de classe executiva: Flagship Business. Disponível em mais aeronaves, geralmente é a opção de nível mais alto disponível em várias rotas e oferece muitas vantagens. Embora os assentos possam ser um pouco menores do que o Flagship First em algumas aeronaves, em voos internacionais todos eles ficam planos, permitindo que você pegue um cochilo muito necessário antes de pousar.

Os passageiros da Flagship Business, assim como os passageiros da primeira classe, também têm acesso aos cinco lounges premium US Flagship da American Airlines e ao exclusivo lounge de desembarque da companhia aérea em Heathrow.

British Airways

Primeira classe

Voar na primeira classe da British Airways dá acesso à sua própria suíte privada / ©British Airways

Voar na primeira classe na British Airways dá a você acesso à sua própria suíte privativa espaçosa com um assento reclinável expansivo com colchão de espuma viscoelástica e lençóis de 400 fios. Cada detalhe foi cuidadosamente selecionado: desde as louças, talheres e copos de grife até as roupas de lazer Temperley complementares e bolsas de amenidades Elemis ‘dele e dela’ concedidas aos passageiros. 

O menu à la carte ‘Dine Anytime’ inclui pratos exclusivos, como robalo frito e carne Herefordshire envelhecida e é servido juntamente com uma seleção de vinhos, champanhe e coquetéis. 

Embora ofereça vários lounges de primeira classe em todo o mundo, o mais luxuoso de todos é o elegante Concorde Room, localizado no Terminal 5 de Heathrow em Londres e no Terminal 7 JFK de Nova York. Reservado exclusivamente para passageiros de primeira classe, possui cabines discretas, serviço completo de garçom, cabanas privativas e uma suíte executiva ultramoderna.

Classe executiva

O acesso aos lounges Concorde Room não é a única diferença entre voar na primeira classe e na classe executiva da British Airways. Conhecido como Club Europe e Club World, os passageiros da classe executiva (em sua maioria) terão um assento em vez de uma ‘suíte’, no entanto, a nova ‘Club Suite’ da companhia aérea está disponível em voos selecionados, oferecendo aos passageiros níveis de privacidade de primeira classe . 

Seja na suíte ou no assento, todos os passageiros receberão roupa de cama de 200 fios, artigos de toalete da elogiada marca britânica The White Company e refeições de quatro pratos, bem como o exclusivo chá da tarde da BA em determinadas rotas. 

Emirados

Primeira classe

Suítes de primeira classe premiadas da Emirates / ©Emirates

Conquistando o prêmio de Melhor Primeira Classe no Travelers’ Choice Awards do Tripadvisor no ano passado pelo quarto ano consecutivo, a oferta de primeira classe da Emirates construiu uma reputação de ser uma das melhores do setor. 

Disponível tanto no A380 quanto no Boeing 777 da Emirates, a Emirates descreve seu serviço de primeira classe como “o mais próximo possível de seu próprio jato particular ”. E eles não estão longe da marca. Ambas as aeronaves oferecem suítes privativas de primeira classe suntuosamente projetadas com grandes TVs de tela plana e portas de correr. Os kits de amenidades da Bvlgari, bem como lounges de coquetéis super glamorosos a bordo, são algumas das outras vantagens. A bordo do A380, os passageiros também terão o benefício adicional do chuveiro spa. 

As bebidas e menus à la carte incluem indulgências como Dom Perignon e caviar, com pratos servidos em porcelana fina Royal Doulton.

A rede mundial de lounges da companhia aérea também é uma espécie de referência do setor, com o mais luxuoso de todos localizado, sem surpresa, em Dubai. Como um terminal (muito exclusivo) dentro de um terminal, os passageiros da primeira classe terão acesso a uma área dedicada completa com spa e adega Le Clos. 

Classe executiva

A classe executiva da Emirates é uma das mais luxuosas da indústria. Embora não atinja os níveis vertiginosos da opulência da primeira classe da Emirates, ela apresenta assentos reclináveis ​​espaçosos completos com um mini-bar pessoal e kits de amenidades semelhantes da Bvlgari encontrados na primeira classe. 

As opções de comidas e bebidas são excelentes e há até um lounge para coquetéis a bordo da classe executiva em alguns jatos. Os passageiros são tratados com menus gourmet de inspiração regional servidos na mesma louça Royal Doulton da primeira classe, mas o Dom Perignon foi trocado por Moet & Chandon e o caviar deu lugar a uma seleção de ‘ petiscos leves’.

Linhas aéreas de Singapura

Primeira classe 

A primeira classe da Singapore Airlines oferece assentos ultralargos / ©Singapore Airlines

Muito possivelmente, o auge do luxo da companhia aérea comercial é a Singapore Airlines Suite Class . Um passo além da primeira classe, os poucos sortudos que a experimentam podem esperar quartos individuais e duplos com banheiro mais parecidos com um hotel de luxo. No entanto, a oferta de primeira classe da companhia aérea também é algo especial. Você poderia acomodar quase duas pessoas nos assentos de couro fino extra largos, todos com uma divisória curva para maior privacidade. Dentro de suas áreas de assentos, os passageiros também encontrarão uma série de sinos e assobios de luxo, incluindo kits de amenidades masculinos e femininos encadernados em couro da Lalique. 

Espere um serviço de jantar completo com uma seleção selecionada de pratos à la carte de chefs famosos disponíveis para reserva com antecedência usando o serviço ‘Reserve o Cozinheiro’ da Singapore Airlines. As opções incluem tudo, desde pato assado cantonês a vieiras salteadas ou lagosta à thermidor. Todos os pratos são habilmente combinados com vinhos finos e os passageiros podem escolher entre Dom Pérignon , Krug e Taittinger Comtes de Champagne.

Classe executiva 

Os assentos são naturalmente menores na classe executiva, mas em voos internacionais, todos podem reclinar perfeitamente em uma cama feita de couro macio e apresentam excelente armazenamento para os itens essenciais a bordo. 

Os passageiros receberão kits de amenidades da marca de luxo Penhaligons e poderão ainda utilizar o serviço ‘Reserve o Cozinheiro’ em rotas selecionadas tornando a lagosta thermidor uma possibilidade real na classe executiva. As opções de vinhos também são excelentes.

Cathay Pacific 

Primeira classe

Quando você voa de primeira classe com a Cathay Pacific , cada detalhe é cuidado para garantir que você tenha um voo confortável, desde os fones de ouvido com cancelamento de ruído BOSE até a seleção de produtos orgânicos luxuosos para acalmar e proteger sua pele. Os passageiros têm sua própria suíte ultraexclusiva com um assento que se transforma em uma espaçosa cama totalmente reclinável, coberta com um colchão extra grosso, roupa de cama de 600 fios e uma seleção de travesseiros macios para você adormecer rapidamente.

E quando se trata de jantar, você certamente não ficará desapontado. O menu eleva os sabores de Hong Kong a novos patamares usando apenas os melhores ingredientes de produtores éticos e sustentáveis. Os destaques incluem o bacalhau preto frito com edamame e gremolata e garoupa refogada com tofu e cogumelos shitake em molho de gengibre e cebolinha. Como seria de esperar, há uma seleção impressionante dos melhores champanhes cuvees disponíveis, servidos com blinis de caviar viciantes.

Classe executiva

Embora você não tenha sua própria suíte na classe executiva, ainda terá os benefícios de um assento confortável que se transforma em uma cama totalmente plana quando você precisar fechar os olhos. Toques atenciosos, como artigos de toalete Bamford, chinelos e máscaras para dormir, proporcionam um voo relaxante.

Os passageiros também terão acesso aos salões premium da Cathay Pacific e desfrutarão de um menu contemporâneo com muitas opções de escolha. Os frutos do mar fritos na wok em caldo de lagosta com arroz crocante e cozido no vapor são imperdíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *