Visita à Plansel: história e hospitalidade na região do Alentejo

Dando continuidade nas aventuras do sommelier Gil Dantas pelas vinícolas portuguesas, dessa vez ele narra sobre sua visita à vinícola e adega Plansel. Perdeu a última parte da história? Confira aqui.


Por Gil Dantas (@gildantasx)

E seguimos aqui nessa aventura em Portugal, que loucura, já visitamos duas vinícolas no primeiro dia e estamos indo para um jantar em uma terceira, vamos direto para a vinícola Plansel, que fica a uns 70 km da Adega José de Sousa.

Bora que a noite ainda vai ser longa, vamos dormir por lá e em seguida vamos conhecer a vinícola durante o dia e almoçar por lá! Vem comigo pois esse artigo promete, hein…

Nosso motorista José, apesar de estar sóbrio, estava sempre muito animado e animando ainda mais nossa galera, aliás um cara muito gente boa. Uma viagem mais leve nesse sentido também faz toda diferença.

Foto: Arquivo pessoal

Então, logo na chegada a Plansel ficamos deslumbrados, fomos até a capela, onde se encontram os quartos onde iríamos ficar hospedados aquela noite. Chegamos bem na hora do pôr do sol, se tivéssemos combinado e programado para ser daquela forma não teria dado tão certo!

Que demais, se liga nessa vista! Ual… 

Foto: Arquivo pessoal

E eu olhava para a piscina, ela olhava para mim, e quando eu lembrava que ainda tinha que correr os 5km sagrados de todos os dias, fiquei pensando: “em que momento vou conseguir?”, pois só largamos as malas nos quartos, fizemos alguns registros de fotos e vídeos e partiu vinícola Plansel, que ainda bem, era ali ao lado, um pouco mais de 1 km.

Chegamos na Plansel e fomos logo recepcionados por Dorina; antes de falar dessa recepção incrível, vou contar um pouco sobre a Plansel e sobre a nossa mega produtora.

História da Vinícola Plansel

Foto: Arquivo pessoal

A Vinícola Plansel, já vou explicar de cara o porquê do nome, Plansel significa: Plan de Plantas e Sel de Selecionadas, Plantas Selecionadas, e muito bem selecionadas.

Situada na região de Alentejo, em Portugal, é bem reconhecida no país e fora dele. Fundada em 1997 por Dorina Lindemann, a vinícola destaca-se não apenas por seus vinhos excepcionais, mas também por sua história fascinante e pela dedicação à produção de uvas de qualidade.

A Região de Alentejo e Seu Potencial Vinícola

Alentejo, localizado no sul de Portugal, é uma região conhecida por seu clima mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos amenos. A terra árida e as vastas planícies proporcionam condições ideais para o cultivo de uvas, resultando em vinhos geralmente bem estruturados e ricos em sabores.

A região de Alentejo é caracterizada por uma longa tradição vitivinícola, remontando à época dos romanos. No entanto, foi apenas nas últimas décadas que os produtores começaram a explorar todo o potencial vinícola dessa região. A Vinícola Plansel desempenhou um papel crucial nesse desenvolvimento.

A Trajetória da Vinícola Plansel

Foto: Adega Plansel

Dorina Lindemann, uma enóloga alemã, apaixonou-se pela região de Alentejo e decidiu estabelecer-se ali em 1981. Em 1997, ela fundou a Vinícola Plansel em Montemor-o-Novo, uma pequena cidade cercada por colinas e olivais.

Dorina acreditava no potencial dos vinhos do Alentejo e dedicou-se a cultivar uvas de alta qualidade. Ela investiu em vinhas próprias, adotando práticas agrícolas sustentáveis e respeitando o equilíbrio do ecossistema local.

Imagem de videiras enxertadas lá mesmo. Foto: Arquivo pessoal
Pratos Locais e Harmonização com Vinhos da Vinícola Plansel

A gastronomia alentejana é rica em sabores tradicionais e harmoniza perfeitamente com os vinhos da Vinícola Plansel. Pratos como o ensopado de borrego (ensopado de cordeiro), açorda alentejana (sopa de pão com alho e coentro), migas (prato à base de pão e carne) e queijos regionais combinam bem com os vinhos encorpados e aromáticos da região.

A Vinícola Plansel oferece aos visitantes a oportunidade de explorar a rica culinária local em sua adega, onde degustações e eventos gastronômicos são realizados regularmente. A harmonização cuidadosa entre pratos locais e vinhos contribui para uma experiência enogastronômica memorável. Calma, que já vou falar de como foi o jantar e o almoço.

Primeiro vou falar um pouco sobre o solo.

Tipo de Solo e a Importância de Dorina Lindemann na Produção de Vinhos

O solo desempenha um papel crucial na qualidade dos vinhos produzidos pela Vinícola Plansel. A região de Alentejo possui solos predominantemente calcários, que contribuem para a elegância e complexidade dos vinhos. Essas características de solo, combinadas com o clima singular, conferem aos vinhos da região uma identidade distinta.

Dorina Lindemann, ao estabelecer a Vinícola Plansel, reconheceu a importância do solo e da viticultura responsável na produção de vinhos de alta qualidade. Ela implementou práticas sustentáveis ​​e respeitosas com o meio ambiente, visando a preservação dos recursos naturais e a manutenção da saúde do solo.

Além disso, Dorina também buscou constantemente a excelência na produção de vinhos, investindo em tecnologia e técnicas modernas de vinificação. Seu compromisso e dedicação à qualidade estabeleceram a reputação da Vinícola Plansel como uma das principais produtoras de vinhos em Portugal.

Foto: Arquivo pessoal

A história da Vinícola Plansel é um testemunho do potencial vinícola da região de Alentejo e do compromisso de Dorina Lindemann em produzir vinhos de qualidade excepcional. Com sua dedicação à viticultura responsável, ao respeito pelo meio ambiente e à busca constante pela excelência, a Vinícola Plansel tornou-se uma referência na produção de vinhos alentejanos.

Ao visitar a região, os amantes do vinho têm a oportunidade de conhecer a trajetória da Vinícola Plansel, degustar seus vinhos premiados e experimentar a harmonização com os pratos locais, mergulhando em uma experiência única e memorável.

Depois de te contar tudo isso, falar dessa grandiosidade toda, uma casa com uma biblioteca fantástica, viagem ao passado através de vários cenários super antigos, diga-se de passagem, eu adoro.

Alguns dos móveis antigos da casa. Foto: Arquivo pessoal

Na hora do jantar eram os próprios donos que tinham preparado tudo, enquanto a Dorina colocava a mesa, o Marinho (noivo da Dorina) pilotava a churrasqueira, e eu como um sommelier e pessoa inquieta logo comecei a ajudar, fiz o serviço de vinhos, fui para churrasqueira, lavei prato, não tinha como não contribuir, ver aquele casal fazendo tudo aquilo por nossa turma, tínhamos que retribuir né?

E cada um contribuindo um pouco, tudo ficou mais leve, o espírito de equipe e fraternidade pairou, algo tocou o coração de Dorina, que a fez inclusive nos presentear com um exemplar série especial de 25 anos nesse jantar, ela dividiu conhecimento conosco, e multiplicou nossa noite com muita alegria, momentos realmente marcantes que o vinho pode proporcionar em nossas vidas.

Dorina falando sobre a edição especial 25 anos. Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal.

E na minha cabeça ficava aquela pergunta no ar “será que eu vou conseguir correr os 5km hoje?”, já era 21h em Portugal, horário de Brasília ainda era 17h, ou seja, para o meu corpo e mente ainda estava tranquilo, apesar de ter dormido apenas 3 horas no máximo no avião.

Enfim, noite incrível, e dali iríamos descansar, só que não, pelo menos eu não, não enquanto não batesse a minha meta, afinal, o meu compromisso é comigo. E quem sabe se depois de correr eu animava ainda para pular na piscina e beber uma tacinha de vinho, mesmo estando uns 13°C aquele horário.

Let’s go, partiu, fui correr, enquanto corria aquela ligação para falar com a família, matar a saudade, foram 45 minutos correndo, 5 km percorridos e o tempo todo nessa ligação, foi muito bom ter a companhia deles, pois estava escuro, e de certa forma me senti mais seguro. Kkkk

Ligação finalizada, meta batida, tibum… esse é o som da água, quando eu me joguei lá dentro, estava de corpo quente mesmo, achei que estava uma delícia, nessas alturas alguns já dormiam, outros bebiam vinho, uma alma caridosa, Cris, carioca gente finíssima leu meus pensamentos, ou ficou com dó mesmo e perguntou, ”quer uma tacinha de vinho amigo?”.

Foto: Arquivo pessoal

Foi uma das perguntas mais marcantes daquele dia, hehehe, foi top, de fato não consegui ficar muito tempo na piscina, mas já foi o suficiente para relaxar toda a musculatura, na sequência  banho quente e partiu descansar né, pois no dia seguinte estava combinado visita já às 9h da manhã.

E para prevenir, no dia seguinte já programei a caminhada no primeiro horário, devo ter sido o primeiro a levantar, sempre gosto de dizer que os primeiros a levantar salvaram os seus dias, nada como se programar cedo, fiz a corrida/caminhada matinal bem cedo, tive o privilégio de ter acesso a paisagens deslumbrantes, fui sem rumo e fui parar em um castelo que parecia muito antigo, estava aparentemente desativado, mas estava cercado e não consegui chegar tão perto, mas foi mais que demais, foi de arrepiar, nunca tinha visto um de perto. 

Cuidei da saúde, da mente e ainda desfrutei de paisagens incríveis. Foto: Arquivo pessoal

Meta do dia batida, logo cedo, aquela oração para agradecer um belo cafezinho, banho gelado para despertar, uma breve leitura e partiu visita Plansel.

Foto: Arquivo pessoal

Na visita conhecemos todas instalações, incluindo os ambientes dedicados à produção dos vinhos, conhecemos tão de perto esse processo que chegamos a participar e chegamos a fazer os porta enxertos, em caráter de registro para a foto, mas tá valendo.

Tudo lindo, modernização, sala de envase, sala das barricas, tudo INCRÍVEL.

Fotos: Arquivo pessoal

Fizemos a degustação dos rótulos e estava tudo tão mágico que ali surgiu um agradecimento que me acompanhou durante todas a visitas, toda vez que eu provava algum vinho que me emocionava, me encantava e esquentava meu coração com seu conjunto de fatores marcantes eu ajoelhava erguendo a taça aos céus e agradecia “obrigado Deus” e essa gratidão não se trata somente do líquido, se trata da vida, do desfrute, do estado de felicidade pelo conjunto da obra, por ter saúde, por acordar, por respirar, por enxergar, por caminhar, por falar e poder sempre agradecer todos os dias, por cada momento vivido.

Fotos: Arquivo pessoal

Logo em seguida foi o almoço, teve música ao vivo, teve dança, conhecemos o ilustre Hans Jörg Böhm, pai da Dorina, reconhecido como um dos pioneiros do enoturismo no Alentejo, região vinícola em Portugal.

Aquele momento não precisaria mais acabar tão cedo, só que tínhamos que lembrar que tínhamos outras vinícolas para conhecer, e sairíamos dali e teríamos que pegar novamente a estrada e esticar até o Tejo, então colocamos a pé no chão, bebemos bastante água, ganhamos uma garrafa de vinho na saída, e eu que não sou bobo nem nada já pedi para a Dorina fazer uma dedicatória e logo chegaria o José (o nosso motorista kkk), para acabar com a festa.

Vinho com a assinatura de Dorina Lindemann. Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
Almoço na Plansel com culinária típica e música ao vivo. Foto: Arquivo pessoal
Dorina e Marino, durante a premiação. Foto: Arquivo pessoal

Nesse momento rolou alguma premiação, sinceramente não lembro bem o que era, mas fiz questão de registrar aqui, pois esse cara da foto ao lado da Dorina é o Marinho, o noivo, baita cara legal.

Foto: Arquivo pessoal

Um brinde aos bons encontros! 

Oh, yeah!!!

Partiu Tejo, fica de olho que no próximo artigo, onde conto como foi por lá na Adega Falua.


Sobre Gil Dantas

Gil começou cedo no setor de alimentos e bebidas, auxiliando seu pai em uma lanchonete enquanto equilibrava suas atividades escolares e esportivas. Mais tarde, tornou-se professor de karatê e trabalhando como garçom para complementar sua renda, descobriu uma nova paixão.
Após um breve período administrando um lava rápido, decidiu seguir sua paixão pelos restaurantes e vinhos, fazendo cursos e se formando como sommelier.
Ao longo dos anos, trabalhou em estabelecimentos renomados, tornando-se sócio do Madeleine Jazz Bar. Além disso, é um influente consultor gastronômico, fundador do Lado B. Vinhos, apresentador de um podcast e possui um canal no YouTube dedicado ao tema.
Ele busca impactar e transformar novos líderes e empreendedores. Também atua como colunista em nosso blog.
Gil é reconhecido por sua persistência, alta performance e diferenciação e seu objetivo é encantar, servir e vender por meio de suas diversas atividades e iniciativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like