Um olhar sobre Barbados: o paraíso tropical

Introdução

Continuando nossa série de micronações (confira aqui a matéria sobre Malta), nós nos afastamos dos frios ventos da Europa em direção ao sudeste do mar caribenho, em direção à pequena ilha de Barbados.

Primeiramente, vamos falar do seu tamanho: com uma área total de 432 quilômetros quadrados e uma população de 268 mil pessoas, Barbados é o 13º menor país do mundo. Coincidentemente um paraíso na terra com praias dignas de cartão postal e uma vida urbana vibrante e cheia de cultura.

Além disso, nós vamos explorar um pouco da história desta ilha, suas muitas atrações e o que um viajante de gostos distintos como o nosso leitor pode antecipar ao desembarcar em suas areias brancas.

História

A princípio, a história de Barbados como a conhecemos está intimamente ligada ao ímpeto das grandes navegações e a descoberta do novo mundo.

Antes da chegada dos primeiros europeus à região, a ilha foi habitada por povos do norte da América Latina, como os Caribes e Aruaques, que são uma possível origem para o nome atual “Barbados”, competindo apenas com as figueiras barbadas naturais da ilha.

Após diversos ataques espanhóis realizados para a aquisição de escravos, a ilha foi despovoada. Alguns historiadores especulam que povoados remanescentes tenham migrado para outras regiões.

Com a fuga dos povos locais, e devido ao seu tamanho e localização remota, os espanhóis abandonaram sua reivindicação à posse da ilha. Esta foi depois conquistada pelos ingleses.

Uma vez em posse da ilha, os ingleses estabeleceram fazendas de commodities como algodão e tabaco, mas acima de tudo, açúcar. O ingrediente seria então utilizado nas primeiras produções de rum caribenho da história.

Contudo, Barbados permaneceria uma colônia inglesa, acompanhando muitas das transformações e tribulações sociais e políticas da pátria britânica até 1966, ano em que a ilha se juntou à extinta federação das índias ocidentais.

Bridgetown

Capital e coração de Barbados, Bridgetown é uma cidade colonial inglesa marcada pela UNESCO como patrimônio da humanidade. Aqui estão a maioria das expedições para as belezas naturais da ilha e também suas belezas culturais e humanas.

Confira um pouco do que lhe aguarda nas ruas da velha cidade:

Restaurantes

The Tides: Um tradicional restaurante de comida caribenha e galeria de arte que combina ingredientes locais com um ambiente arejado e convidativo, música ao vivo e a mais alta técnica gastronômica vinda das mãos do chef Minesh Patel para entregar o padrão do que deve ser a experiência tropical.

Champers: Não importa o que você peça do menu do Champers, a entrada de toda refeição será sempre a maravilhosa vista para o mar que se pode obter de seu deck na Skeeter Hill.

A culinária é um misto de pratos locais e clássicos tanto americanos quanto europeus. O Champers também ostenta o orgulho de ter sido premiado como restaurante número um de Christ Church Parish e “Traveler’s Choice” pelo Tripadvisor.

Tapas: Ostentando o menu de um restaurante global, o Tapas oferece não apenas comida caribenha, mas também italiana, mediterrânea e europeia. E, com o estômago cheio e o palato devidamente deliciado, é possível aproveita o calor da south beach de Hastings. A praia fica a apenas alguns metros do restaurante.

Museus

Museu George Washington: Barbados desfruta do status de única terra estrangeira visitada por George Washington, que passou dois meses em uma casa de fazenda em Garrison quando tinha apenas 19 anos. Sua antiga casa na Garrison é agora um museu, retratando sua vida e mobília preservada.

Museu de Barbados: O Museu de Barbados preserva história: colonialismo, Segunda Guerra Mundial e cultura local, exibidos em peças históricas variadas.

Museu Exchange: Focado no desenvolvimento de Barbados como porto comercial, o museu Exchange se destaca por ser o maior e mais novo centro histórico da ilha, assim como o primeiro a ter uma exposição interativa permanente. Atenda as ligações de banqueiros e magnatas, negocie trocas de moedas e muito mais.

Hotéis

Beach View: O Beach View Barbados revela vista deslumbrante para Paynes Bay, piscina de borda infinita e luxuosos chalés com toque caribenho.

Além dos quartos, há piscinas, café ao ar livre e spa com salão de beleza. Trilhas interconectam, decoradas por flores tropicais.

Fora do hotel, lhe aguarda a pouco povoada e mansa praia de Payne’s Bay. No local, o hotel disponibiliza cadeiras de praia, snorkel, jet skis, ski aquático e passeios de barco com fundo de vidro para admirar a vida submarina.

Estábulos Ocean Echo: Para os turistas de apetite mais aventureiro, os estábulos Ocean Echo oferecem quartos que vão desde o simples apartamento, ao chalé de luxo, cheio de charme campeiro com vista para o mar. Entretanto, seu real atrativo são as muitas atividades que o estabelecimento oferece, como trilhas a cavalo até a praia, cada uma com uma temática diferente, como a cavalgada à luz da lua, ou o galope pela estrada menos caminhada.

Parte destas trilhas tem como atrativo principal a areia branca de Bath Beach, uma praia de águas pacíficas protegidas por uma barreira marinha de coral onde a vida marinha prospera sob as copas de árvores casuarinas.

Sandals: Agora, se estamos falando do luxo com “L” maiúsculo, não há lugar como Sandals Royal, onde até a mais humilde das acomodações lhe dará acesso a vistas naturais incríveis, cama king size, smart TV, um closet dedicado e bar suprido com os melhores vinhos e licores de sua vida.

Acomodações de nível mais alto ainda lhe darão acesso a seu próprio mordomo, piscina interna e claro, uma vista para a praia de Saint Lawrence Gap, onde você pode desfrutar uma miríade de esportes aquáticos como scuba diving, passeios de submarino, vôlei de praia, entre outros.

Fora da praia ocorrem eventos diários com shows ao vivo, piano bar, um buffet de chocolate, um bar dedicado à cerveja, centros de jogos e de fitness onde se aprende yoga e musculação.

Praias

Falando em praias, estas não poderiam ser omitidas quando falamos de uma das ilhas mais populares como destino de férias de verão no caribe, e por bom motivo, afinal Barbados não carece de beleza ou oportunidade em suas costas.

Carlisle Bay: A principal praia de Bridgetown, Carlisle Bay é o lugar perfeito para mergulho e scuba, com águas protegidas por corais que abrigam também uma riquíssima vida marinha. Sendo também uma região de alta atividade naval a mais de 200 anos antes de ter sido convertida em parque marinho, é comum encontrar muitas relíquias em suas águas, como âncoras e bolas de canhão.

Dover Beach: Acolhida na costa sul de Barbados, Dover Beach é a melhor parada para os esportistas aquáticos, com uma costa ampla que oferece pleno espaço para a prática de jet ski, velejo, surfe entre outros. Na areia também se encontram diversos serviços oferecidos por quiosques como drinks intrincados e frutos-do-mar pescados naquelas mesmas águas e preparados à moda local.

Bathsheba Beach: É apropriado que a praia cujo nome é de referência bíblica seja também conhecida como “paraíso dos surfistas”, não apenas pelas águas agitadas que oferecem palco perfeito para manobras radicais, mas também pela natureza do local que convida a meditação, em parte pela praia se situar em uma região relativamente distante da agitação do resto da ilha.

Ecoturismo

Animal Flower Cave: Uma formação cavernosa com três grandes câmaras, sendo que a última possui uma grande piscina natural onde cresce uma colônia de anêmonas cercada por paredes tingidas de azul e laranja pela oxidação de ferro e cobre.

A Animal Flower Cave faz parte da fazenda da família Ward, que abriu sua propriedade para a exibição pública com direito a um restaurante pet friendly.

Hike Barbados: Se você quer ter acesso a uma grande variedade de trilhas com o comentário e assistência de quem conhece a região, também recomendamos os serviços da Hike Barbados, que organiza grupos de trilha para trajetos com graus variantes de dificuldade.

Projeto Sea Turtle: O Sea Turtle Project é um projeto de preservação da vida marinha em Barbados que permite que visitantes acompanhem seu trabalho resgatando tartarugas marinhas e acompanhando seu nascimento nas praias da ilha.

Conclusão

Seja o trabalhador cansado, ou o aventureiro ávido, o casal apaixonado ou a família em busca de diversão, a Ilha de Barbados tem todo o necessário para acolher quem queira desfrutar da beleza e prazeres que a mesma oferece.

E, se você se encaixa em uma das categorias acima, saiba que ainda há muito mais para se ver na ilha, basta entrar em contato com um de nossos planners para dar o primeiro passo em direção às melhores férias da sua vida.

Fontes:

https://www.visitbarbados.org/things-to-do

https://www.tripadvisor.com/Attractions-g147262-Activities-oa0-Barbados.html

https://www.britannica.com/place/Barbados

http://factsinstitute.com/countries/facts-about-barbados/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like