Andorra La Vella: o encanto da capital dos Pirenéus

ANDORRA LA VELLA

Um dos menores e mais exóticos territórios de toda a Europa é o Principado dos Vales de Andorra. A cidade fica localizado nas montanhas que demarcam a fronteira entre Espanha e França.

Sua cultura, história e organização política são fruto desta mescla. Entretanto, seu tamanho não nos permite subestimar o que esta micronação oferece em termos de visões, sabores e memórias.

Como logo veremos, além disso, sua relativa obscuridade só garante que estes podem ser apreciados sem disputas com outros turistas.

Andorra la Vella, a capital dos Pirenéus. Fonte: VisitAndorra
Bandeira de Andorra La Vella.
Bandeira de Andorra La Vella. Fonte: Wikipedia.

Se você gostaria de desfrutar de férias na Europa com tranquilidade e sem as mazelas de locais mais populares, mas ainda assim tendo a chance de experienciar tudo o que se ama sobre o velho continente, Andorra é para você.

Mas você não precisa acreditar em nós. Confira por si próprio alguns dos motivos para visitar Andorra.

História 

A história de Andorra como Nação independente começa em 803 quando Carlos Magno tomou a região dos invasores muçulmanos. Além disso, pelo seu filho Luís I, foi concedida à nobreza local uma carta garantindo uma série de liberdades.

Esta tendência foi seguida tanto pelo neto do lendário rei, Carlos II, que concedeu o governo dos vales ao conde de Urgel, na Espanha. Por consequência, cujos descendentes eventualmente cederiam para o bispo e diocese de sua terra.

Andorra la Vella. Plaza Príncep Benlloch, com a igreja de Sant Esteve à esquerda, ano 1906. Fonte: avecesveoviajes.com

Anos mais tarde, uma crise diplomática entre a coroa francesa e a Diocese de Urgel levaria a um tratado entre ambas as partes. Como resultado, concordaram em governar o território em conjunto, formando uma Diarquia que perdurou até 1993.

Centro histórico de Andorra la Vella. Fonte: TripAdvisor.

O sistema feudal foi substituído por uma constituição moderna. Além disso, essa mudança reduziu o poder dos príncipes e estabeleceu poderes legislativo, executivo e judiciário, assim como o ingresso do país à União Europeia.

A cidade

Uma capital que representa perfeitamente a nação a sua volta, Andorra la Vella é uma das mais altas capitais do mundo. Apesar de ser pequena o suficiente para se atravessar a pé, é recheada de charme e estórias. Sua rua principal é repleto de restaurantes e lojas de luxo para a compra de roupas e lembranças, assim como museus e outras atrações.

Fonte: Brasil Escola
Mapa ilustrado com a topografia de Andorra. Fonte: alexbarnils,blogspot

Eis alguns itens que não podem faltar em seu roteiro:

Restaurantes

Koskonot: Honrado com uma estrela Michelin, o Koskonot se destaca por oferecer receitas baseadas em pratos típicos Andorrenhos com uma pitada de inovação e inventividade.

Seu cardápio acompanha as estações do ano, mas não há como errar pedindo a tradicionalíssima Escudella.

Fonte: Eat With Hellen

Eric Marty: Um artista da cozinha, o renomado Chef Eric Marty escolheu Andorra la Vella como sua base de operações, onde atende clientes do mundo todo com seus pratos originais inspirados pelo melhor da culinária francesa.

Andrea: O Andrea, como o Koskonot, se destaca pelo seu menu Andorrenho/Catalão executado perfeitamente e servido por garçons extremamente profissionais. Um favorito entre visitantes da região.

Fonte: Restaurante Andrea Andorra

Museus

Museu do Tabaco:  Uma visita obrigatória para os amantes de cigarros, charutos e cachimbos, este icônico prédio do século XX costumava ser a fábrica de tabacos da companhia Reig. 

Museu do Tabaco. Fonte: TripAdvisor.

Através de seu sistema multimídia, a exposição educa os visitantes sobre o processo de preparação do tabaco, incluindo maquinário, plantio e comercialização.  

Museu Etnográfico Casa Cristo: Uma cápsula do tempo no centro de Andorra que contém os ecos da vida de uma família andorrana humilde do século 19 em sua casa original com toda a mobília preservada.

Imagem interna do Museu Etnográfico Casa Cristo. Fonte: cloudfront.net

Aqueles que têm o objetivo de verdadeiramente conhecer Andorra vão se deliciar com a história contida em cada um de seus cômodos. 

Centro Interpretativo da Andorra Romanesca: Uma vista inesquecível em dias nevados, o centro interpretativo é uma vila romana nas montanhas e um abrigo das artes antigas e novas. 

Fonte: Buyoya.

Seu acervo inclui a arte sacra milenar de duas igrejas medievais em perfeito estado de preservação e exposições contemporâneas se instalam em suas premissas com grande frequência. 

O maior spa da Europa

Um dos menores países da Europa, Andorra é, ao mesmo tempo, a sede do maior de seus spas. Caldea é um complexo com mais de 6000 m² e encompassa fontes termais, lagoas internas e externas, banhos indo-romanos, banhos de grapefruit, mármore quente, e muito mais.

Ainda mais, o spa fica próximo ao principal centro de esqui de Andorra la Vella. Portanto, depois de um dia inteiro rolando na neve, você pode relaxar em águas quentes naturais com uma garrafa de licor ao seu lado nos níveis baixos do spa.

Spa Caldea, em Andorra la Vella.
Spa Caldea. Fonte: Frontera Blanca.

Nos andares superiores, você encontrará massagens, mármore quente e uma série de tratamentos de saúde física e mental. Há também tratamentos estéticos tão relaxantes que provavelmente devolverão alguns anos de vida.

Caldea é o edifício mais alto de Andorra, com 80m de altura. Fonte: TripAdvisor
Caldea tem uma lagoa interior, que está ligada a uma piscina exterior. Fonte: A Un Clic de La Aventura.

Entretanto, avisamos: caso pretenda fazer sua visita durante a temporada de esqui, seria sábio fazer uma reserva prévia. Isso se deve ao fato de que o Caldea possui um limite de visitantes por hora.

Horário de Visita: 10:00 à 22:00.

Paraíso Branco

Falando em esqui, Andorra é uma das principais colônias de esqui do mundo e aqueles viajantes de caráter mais aventureiro vão se deliciar com resorts de esqui como o famosíssimo Grandvalira, que é vizinho do Spa Caldea

Vista superior do resort Glandvalira. Fonte: Snow Magazine.

Localizado no coração gélido dos Pirineus, o Grandvalira combina 6 áreas diferentes ocupando a maior parte do canto do sul de Andorra com mais 210 kms de pistas, a maior das quais tem em torno de 7 km de comprimento.  

O Grandvalira é majoritariamente um resort familiar com pistas que variam entre as dificuldades de iniciante e intermediário. No entanto, também oferece algumas atrações para atletas mais experientes, assim como opções fora-de-pista. 

A vila-base se encontra a uma altitude de 1300 metros e inclui diversos restaurantes e lojas, assim como acomodações para aqueles que desejam passar a temporada.

Licor sob estrelas

Outra vantagem de ser uma nação minúscula no topo dos montes Pirineus é a vista privilegiada do céu noturno, tanto pela simples proximidade, quanto pela ausência da poluição luminosa das cidades grandes. 

Para ter a oportunidade de experienciar tamanha beleza em pessoa, basta entrar em contato com o guia para obter as coordenadas do ponto de encontro (que se altera de acordo com o momento celeste). 

Fonte: Get Your Guide.

Não apenas você poderá ver as estrelas em seu total esplendor enquanto toma um bom licor tradicional da região ou chá de ervas locais, como também poderá aprender sobre mitologia, astronomia e o cosmos com o auxílio de projeções e telescópios. 

Conclusão

Deitada nos Pirineus em meio à neve, pinheiros e estrelas, Andorra é a opção ideal para quem gostaria de fugir do verão brasileiro para o hemisfério vizinho para aproveitar os melhores aspectos de temperaturas abaixo de zero. 

Seja história, compras, esportes ou relaxamento, este pequeno país consegue acomodar todo tipo de turista e entregar a cada um deles um punhado de memórias a se carregar por toda a vida. 

Por fim, se você gostaria de receber este presente, basta conversar com um broker da LifeStyle Hall e deixar que ele cuide de todos os preparativos para as melhores férias de inverno da sua vida. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like