Uma incrível experiência na Quinta José Maria da Fonseca

Vinícola Setúbal.
Vinícola na região de Setúbal, em Portugal.

Explorando a riqueza vinícola cultural de Portugal

Por Gil Dantas (@gildantasx)

Introdução

Este artigo relata uma visita emocionante – foi a primeira vez que estive na Europa. Sou de família e origem muito simples e humilde. Era realmente um sonho. Afinal, começamos bem, com uma incrível experiência na Quinta José Maria da Fonseca: uma renomada vinícola localizada na região de Setúbal, Portugal.

Vou contar para vocês como foi minha experiência incrível nessa última viagem e ir soltando em artigos separados cada uma das visitas nas vinícolas ou quintas, como eles chamam por lá.

Antes de tudo, espero que sirva de guia ou de inspiração para você já começar a organizar a sua viagem e explorar em altíssimo nível esse rolê. Bora lá?

A viagem

Foto: Gil Dantas.

Fomos em um grupo de 7 apaixonados por vinhos, eu não conhecia nenhum deles. Então, a viagem terminou como se fossemos amigos de longas datas.

Nossa viagem foi do dia 8 a 12 de maio, mas tive a impressão de ter vivido trinta dias em cinco. A temperatura nessa época em Portugal me agradou bastante, pela manhã e a noite geralmente estava na casa dos 13 à 18 graus. Durante o dia esquentava relativamente bem, tipo uns 23/25 graus.

A princípio, foi um cronograma bem otimizado e que por conta de algumas escapadas em alguns momentos da viagem, a parada ficou ainda mais insana!

Calma, vou explicar ao longo da caminhada.

Primeira parada

Saímos de Sampa em 4 pessoas, Sabrina, que estava na organização, eu e mais um casal Ana e Yani, e os  outros 3 da turma  já estariam esperando lá, Bianca, Tatiana e Cris (foram antes).

Conversa vai, conversa vem, embarcamos na última chamada, pois nem vimos a hora passar.

Viagem direta de Guarulhos a Lisboa, saímos às 17:40 e chegamos às 03:20, horário de Brasília. Assim, em Portugal já era 7:20 da manhã, ou seja, quem não se esforçou para dormir cedo no avião ficou basicamente virado, pois dali já viria uma vã para nos levar para a primeira visita. 

O nosso motorista gente finíssima (figuraça) José, que aliás super recomendo: o cara deixou a viagem bem mais leve, apesar do atrasadinho de 15 minutos para chegar. Hehehe.

Partiu, vinícola José Maria da Fonseca, por esse nome você talvez não saiba de cara qual vinho desta vinícola produz em larguíssima escala aqui no Brasil, mas você vai descobrir. 

Quinta José Maria da Fonseca

Primeiramente visitamos a Quinta José Maria da Fonseca, explorando história, tradição familiar, vinhos e culinária local.

Captura de tela do mapa do aeroporto de Lisboa a vinícola José Maria da Fonseca. Imagem: Gil Dantas.
Vinícola José Maria da Fonseca. Imagem: Gil Dantas.

A Quinta José Maria da Fonseca é uma das vinícolas mais antigas e prestigiadas de Portugal, com uma tradição familiar que remonta a mais de 180 anos. Localizada na região de Setúbal, é, desse modo, um destino imperdível para os amantes do vinho que desejam explorar a rica cultura e tradição vitivinícola dessa região.

Acima de tudo, a vinícola é super bonita, cheia de plantas, flores, e muita nostalgia por todas as partes, devo confessar que amo coisas antigas, pirei.

Quinta José Maria da Fonseca. Fonte: arquivo pessoal Gil Dantas.
História da Quinta José Maria da Fonseca

Fundada em 1834 por José Maria da Fonseca, a quinta tem uma história fascinante. Além disso, o longo dos anos, a família Fonseca tem se dedicado à produção de vinhos de alta qualidade, mantendo técnicas tradicionais e transmitindo conhecimentos de geração em geração.

A história da quinta é uma mistura de tradição, inovação e perseverança.

A Região de Setúbal

A região de Setúbal é famosa por sua paisagem encantadora e clima favorável ao cultivo de uvas. Situada próximo ao rio Tejo e ao Oceano Atlântico, a região oferece condições únicas para o cultivo de varietais como Moscatel de Setúbal e Castelão. Além disso, explorar a região é uma oportunidade de apreciar a beleza natural e a riqueza vitivinícola de Portugal.

Mapa da região de Setúbal, PT. Fonte: Wikipédia.
Tradição Familiar e Cultura Vinícola

A família Fonseca desempenha um papel fundamental na preservação da tradição vinícola e da cultura local. Portanto, ao visitar a quinta, é possível aprender sobre a paixão da família pelo vinho, a importância da viticultura sustentável e as técnicas tradicionais de produção.

Dessa forma, os visitantes podem conhecer a adega histórica, e claro que fomos lá, né! Eles têm uma adega trancada a 7 chaves que tem muitas relíquias por ali. Além disso, abriga também barris de carvalho centenários. Testemunhar o cuidado dedicado à produção dos vinhos foi demais.

Visita a adega da família Fonseca. Fonte: arquivo pessoal Gil Dantas.
Vinhos mais vendidos

A Quinta é conhecida pela sua variedade de vinhos excepcionais.

Alguns dos vinhos mais vendidos incluem o Periquita, um tinto elegante e encorpado que representa a herança da vinícola, e o Moscatel de Setúbal, um vinho doce e aromático que reflete a região.

Cada vinho tem sua própria história e características únicas, tornando a degustação uma experiência inesquecível.

Vinho Periquita. Fonte: arquivo pessoal de Gil Dantas.

E por falar em Moscatel de Setúbal, a Quinta José Maria da Fonseca possui uma história interessante relacionada a barris de Moscatel que viajaram o mundo em 2000. Como resultado, essa experiência foi conhecida como “Barris Peripatéticos”.

Barris Peripatéticos: A Jornada dos Barris de Moscatel

Em 2000, a Quinta realizou uma experiência única envolvendo barris de seu famoso Moscatel de Setúbal. Como parte dessa iniciativa, alguns barris foram selecionados para uma jornada marítima que os levou a diferentes destinos ao redor do mundo. Assim, essa aventura ficou conhecida como “Barris Peripatéticos”.

Barris do Moscatel de Setúbal. Fonte: mundoportugues.pt

A jornada dos barris tinha como objetivo promover e divulgar a tradição e a qualidade dos vinhos produzidos pela Quinta José Maria da Fonseca em escala global. Então, ao longo do percurso, os barris de Moscatel visitaram diversos países, representando a riqueza vinícola de Portugal e estabelecendo uma conexão entre a quinta e diferentes culturas.

Durante sua viagem, os barris foram abertos em eventos especiais, nos quais os participantes tiveram a oportunidade de degustar o excepcional Moscatel de Setúbal, apreciando sua complexidade e características únicas. Dessa forma, essa iniciativa contribuiu para promover a marca e atrair um público internacional para os vinhos da Quinta José Maria da Fonseca.

Em síntese, a jornada dos barris de Moscatel foi um marco na história da quinta, demonstrando sua busca constante por inovação e expansão global. Logo, através dessa experiência, a Quinta José Maria da Fonseca reforçou sua posição como uma das principais produtoras de Moscatel de Setúbal, conquistando reconhecimento internacional.

Além disso, a mega evolução e influência que esses vinhos receberam dos diversos países onde passaram, do balançar das águas, das temperaturas diferentes, enfim, não é atoa que eles guardam parte ainda desses vinhos que viajaram o mundo. Sem dúvida tendem a cada dia fazer parte mais relevante na história e tradição da família.

Logo após a visita guiada, fizemos a degustação guiada pelo queridíssimo Tomás Simões. Em uma sala reservada para nossa turma, provamos 7 vinhos deliciosos.

Tomás Simões e nossa turma Imagem: arquivo pessoal de Gil Dantas.

E depois que consumimos um tanto de conhecimento, beber da cultura e dos vinhos do lugar, certamente vou contar agora como foi a tal situação da mosca na mousse. Da degustação passamos no saguão, onde ainda me deparei com um vinho de aproximadamente 100 anos, que eles chamam de APOTHÉOSE JOSÉ MARIA DA FONSECA BASTARDINHO.

Imagem: arquivo pessoal de Gil Dantas.

Este néctar reúne as últimas gotas de um vinho licoroso raro e único. A sua origem encontra-se nas vinhas outrora plantadas entre o Lavradio e a Caparica com a casta Trousseau.

Ao prová-lo é bom lembrar o respeito a se ter por este vinho, pois é a última gota e nunca mais se voltará a repetir. São aproximadamente 100 anos de envelhecimento em cascos e outros tantos de vinhas com a mesma idade.

Foram produzidas unicamente 40 garrafas desta preciosidade.

Por outro lado, como não tinha a menor chance de comprar esse vinho, partimos para o almoço.

Arquivo pessoal Gil Dantas.
Culinária local

A culinária local da região de Setúbal, onde está localizada a Quinta José Maria da Fonseca, é conhecida por sua riqueza de sabores e pratos tradicionais.

Abaixo estão alguns exemplos de pratos típicos que você pode encontrar ao explorar a culinária local durante a sua visita:

Choco Frito

O choco frito é um prato popular na região, especialmente em Setúbal. Trata-se de lulas frescas e tenras, empanadas e fritas, resultando em uma textura crocante por fora e macia por dentro. Por vezes é servido acompanhado de arroz de tomate ou batatas fritas.

Chocofrito, iguaria da região de Setúbal. Fonte: Evasoes.pt
Feijoada de Choco

Essa é outra especialidade com choco (lulas). É um guisado feito com choco, feijão branco, tomate, cebola, alho e especiarias. Por fim, resulta em um prato rico e saboroso.

A famosa feijoada de choco. Fonte: Maravilhas de Portugal
Açorda de Marisco

A açorda de marisco é um prato tradicional que combina pão amanhecido, coentros, alho, azeite e mariscos frescos, como camarão, mexilhões e amêijoas. Desse modo, é uma sopa consistente e saborosa, perfeita para os amantes de frutos do mar.

Açorda de marisco. Fonte: Taste Atlas
Arroz de Tamboril

O arroz de tamboril é uma receita de arroz aromático, preparada com tamboril (peixe-rã) e diversos ingredientes, como tomate, cebola, pimentos e especiarias. É um prato saboroso, com um toque de mariscos e peixe.

Arroz de tamboril. Fonte: ncultura.pt
Queijo de Azeitão

Ao visitar a região de Setúbal, não deixe de experimentar o Queijo de Azeitão, um queijo macio e cremoso feito a partir do leite de ovelhas da região. Nesse sentido, é um queijo de sabor único e delicado, perfeito para acompanhar um bom vinho.

Queijo de Azeitão. Fonte: Destination Eat and Drink

Além desses pratos tradicionais, a região de Setúbal é conhecida por sua produção de vinhos e produtos regionais, como pão, azeite, frutas e doces. Ao mesmo tempo, esses ingredientes de qualidade são frequentemente utilizados na culinária local, garantindo refeições saborosas e autênticas.

No final na hora da sobremesa, o Tomás fez a graça e encantou com a mosca na mousse – a mosca nada mais é do um shot de aguardente vínica, que ele mistura com calda de chocolate meio amargo, pimenta, azeite e sal, uau, ficou realmente incrível.

No Instagram @gildantasx você pode conferir o vídeo completo e ficar com mais água na boca ainda. Hehehe.

Então, essa foi somente a primeira parte da viagem, aguardem cenas dos próximos episódios.

Conclusão

A visita à Quinta José Maria da Fonseca é uma oportunidade única para explorar a história, a tradição familiar, os vinhos renomados e a culinária local da região de Setúbal, em Portugal. Além disso, a experiência dos “Barris Peripatéticos” destaca a busca da quinta por novas formas de promover seus vinhos mundialmente.

Portanto, ao conhecer a história e degustar os vinhos produzidos pela quinta, os visitantes podem apreciar a rica herança vitivinícola e cultural dessa região única.

Gil Dantas

Gil começou cedo no setor de alimentos e bebidas, auxiliando seu pai em uma lanchonete enquanto equilibrava suas atividades escolares e esportivas. Mais tarde, tornou-se professor de karatê, trabalhando como garçom para complementar sua renda descobriu uma nova paixão.

Após um breve período administrando um lava-rápido, decidiu seguir sua paixão pelos restaurantes e vinhos, fazendo cursos e se formando como sommelier.

Ao longo dos anos, trabalhou em estabelecimentos renomados, tornando-se sócio do Madeleine Jazz Bar. Além disso, é um influente consultor gastronômico, fundador do Lado B. Vinhos, apresentador de um podcast e possui um canal no YouTube dedicado ao tema.

Ele busca impactar e transformar novos líderes e empreendedores. Também atua como colunista em nosso blog.

Gil é reconhecido por sua persistência, alta performance e diferenciação e seu objetivo é encantar, servir e vender por meio de suas diversas atividades e iniciativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like