Malta


Malta, um arquipélago no mar Mediterrâneo entre a Itália e a Líbia, é uma amostra concentrada da cultura e história mediterrânea e das nações vizinhas.

Suas praias tem renome ao redor do mundo como cenários de centenas de filmes e abrigam alguns dos mais luxuosos resorts do mundo. Em terra, por sua vez, temos a melhor comida do mundo e uma história que remonta às origens da humanidade.

Mesmo com tanto a oferecer, Malta ainda é o décimo menor país do mundo e o quarto mais densamente populado, com uma população de 51 mil pessoas. No entanto, seu tamanho não impede esta ilha paradisíaca de ser um dos lugares mais interessantes da terra.

Uma ilha no centro do mundo

Bandeira de Malta. Fonte: rankflags.com

Malta é o palco de alguns dos mais antigos assentamentos humanos da história, datando de 5 mil antes de Cristo, com diversas vilas e povoados, muitos deles associados a gigantescos templos megalíticos associados às estrelas.

Estes povos entraram em contato com os Fenícios por volta do século 8 antes de de Cristo, sendo depois anexada por Roma como parte da província imperial da Sicília desfrutando de maior independência que outras regiões.

O apóstolo Paulo teria naufragado em Malta em uma de suas viagens, ocasião em que teria convertido a maioria de seus habitantes ao cristianismo. Com a queda de Roma, Malta passou para o controle do império romano oriental, também chamado bizâncio.

Ilha de Malta. Imagem: Img.net

Todavia, o que sucedeu a partir desse ponto foi uma constante troca de governos e sistemas, desde invasores árabes até o império britânico, em grande parte devido à localização estratégica de suas ilhas no mar mediterrâneo que dava a seus senhores grande controle da navegação entre Europa, Ásia e África

Dessa forma, esse valor estratégico colocou Malta no epicentro dos conflitos durante a segunda guerra mundial, quando a ilha sofreu frequentes bombardeios das nações do eixo e abrigou o alto comando das forças aliadas.

A coragem do povo Maltês foi reconhecida com o presenteamento da medalha de São Jorge a todos os seus habitantes e em 1947, foi concedido ao arquipélago sua independência, que foi então revertida em 1959 e depois devolvida em 1964.

A cidade de Valletta

Cidade de Valletta, em Malta. Fonte: esrasmusu.com

Declarada pela UNESCO como patrimônio da humanidade, a cidade de Valletta foi estabelecida por colonos Fenícios antes mesmos de Roma ser uma ideia na mente do heroi Enéas.

Desde então já foi governada por gregos, romanos, bizantinos, árabes e por último pela ordem de São João de Jerusalém, povos e instituições que ao longo dos séculos deixaram mais de 320 monumentos pela cidade.

Ainda assim as glórias desta cidade não estão todas no passado. Confira abaixo algumas das melhores atrações de Valletta:

Museus

Salões de Guerra Lascaris: Um complexo secreto de túneis subterrâneos de onde o comando do exército aliado planejou a defesa da ilha durante a segunda guerra mundial. Além disso foi daqui que o general americano Eisenhower planejou a invasão da Sicília.

Escritório de Winston Churchill, nos Salões de Guerra Lascaris. Fonte: TripAdvisor

O museu também conta com uma coleção de tanques de guerra.

Aberto de segunda a sábado das 10hs às 16:30.

Forte São Elmo: Um banquete para os amantes da história militar, esta antiga fortaleza coloca em exibição as armaduras dos antigos cavaleiros de São João, assim como as de seus antigos oponentes, os turco otomanos.

Forte São Elmo. Fonte: Dreamstime.

A exibição avança na linha do tempo com a aeronave “Gloster Sea Gladiator”, o jeep pessoal de Roosevelt, “Husky”.

Horários: segunda à sábado das 9h às 15h.

Museu Nacional de Arqueologia: Dedicado aos primeiros habitantes de Malta, o Museu Nacional de Arqueologia é uma experiência de imersão na vida diária dos habitantes neolíticos da ilha e sua história até a chegada do Fenícios.

Horários: segunda a sábado 9h às 15h.

Co-Catedral de São João:

Tour Game of Thrones

Você sabia que muitas das cenas da série de sucesso da HBO “Game of Thrones” foram gravadas em Valletta?

A cidade foi escolhida devido às suas muitas semelhanças culturais com a capital de Westeros, “King’s Landing” e muitos dos cidadãos que ocupam suas ruas na série são atores locais.

Interna da Co-Catedral de São João. Fonte: viagensinvisiveis.com.br

Agora estes mesmos atores oferecem tours da cidade passando pelos cenários de muitas das cenas mais icônicas da aclamada história, dando não apenas detalhes da gravação, mas também do mundo criado por George RR Martin.

Restaurantes

Restaurante em Malta. Fonte: Maptrotting

Um contato milenar com culturas de todo o mediterrâneo, combinado com a necessidade de atender aos gostos refinados da elite mundial deu à malta alguns do melhores restaurantes do mundo.

Então, aqueles interessados em ter a melhor experiência gastronômicas de suas vidas ficaram mais do que satisfeitos com os exímios menus destes estabelecimentos:

Paranga: Eleito como Traveller’s Choice da Trip Advisor, o Paranga combina o melhor da culinária italiana e mediterrânea com uma visão arrebatadora do mar de onde vem a maioria de seus ingredientes.

The Opal Lounge, no restaurante Paranga, em Malta. Fonte: IntercontinentalMalta

Madliena Lodge: No ponto mais alto de Madliena, cercado pela natureza da costa nordestina de Malta, este restaurante estabelecido em um prédio histórico do século XVIII vai fazer com que se sinta em uma produção hollywoodiana.

Muitos de seus pratos são feitos em tradicionais pedras chatas aquecidas, uma prática milenar.

Restaurante Madliena Lodge, na ilha de Malta. Fonte: bookia.mt

Grotto Tavern:  Um restaurante a luz de velas situado dentro de uma caverna de 2000 anos de idade que serve algumas das mais deliciosas carnes que se pode imaginar ao autêntico estilo Maltês .

Restaurante Grotto Tavern. Fonte: grottotavern.net

As Praias de Malta

Baía Dourada (Golden Bay), Malta. Fonte: Vortexmag.net

Falar de Malta é falar de suas muitas prais banhadas por um mar turquesa que se estende de horizonte a horizonte, desde a famosa Blue Lagoon da ilha Comino até a as areias brancas.

E a melhor parte? É possível visitar todas essas vistas maravilhosas em um único dia a partir de um luxuoso yacht. A tour passa por Blue Lagoon, Crystal Lagoon e muitas das cavernas marinhas das ilhas de Gozo e Comino.

Um ingresso cobre entrada para dois adultos, fazendo deste um dos melhores eventos para o casal que queira um tour romântico das ilhas de Malta.

Mergulho profundo no Mediterrâneo

O local P29 em Cirkewwa combina a exploração de um naufrágio com a descoberta de vida marinha. Fonte: vivamalta.com.br

Nem todas as maravilhas da costa maltesa se encontram acima da linha do mar e muitas delas aguardam aqueles corajosos o suficiente para se aprofundar em suas águas.

Os tours de mergulhos de Malta estão entre os mais cobiçados do mundo devido à vida marinha única da região e à beleza singular do leito de seu mar, assim como os muitos naufrágios de guerras passadas.

Em comparação com os locais visitáveis nas sessões de mergulhos, os preços destes passeios são extremamente razoáveis.

Confira abaixo alguns dos melhores locais disponíveis:

  • Gruta Azul, pela vida aquática;
  • Em Valletta, sob Fort Saint Elmo, pelo naufrágio do HMS Maori;
  • Os destroços do petroleiro Um El Faroud;
  • Os destroços do MV Rozi em Cirkewwa;
  • O buraco azul em Gozo;
  • Grutas de Santa Maria em Comino.

Vinho Maltês

Vinícola em Malta. Fonte: vineyardsmagazine.com

De forma muito semelhante aos vinhos japoneses, os vinhos de Malta raramente saem da ilha para o mercado externo, tornando suas safras algumas das mais raras do mundo e também algumas das melhores.

O perfeito clima mediterrâneo da região cria as circunstâncias ideais para criar uvas que fazem competidores na Itália e França suarem e é generosamente servido em bares e tavernas por toda a cidade de Valletta.

Se você gostaria de aprender mais sobre esta família de vinhos tão única, é possível contratar uma tour de degustação exclusiva[1]  para levá-la por todas as vinícolas do arquipélago.

Conclusão

Enfim, seja pelo desejo de desfrutar das maravilhas de outra cultura, se imergir nas histórias, reais ou fictícias de suas ruas, ou se aventurar em sua natureza este pequeno país tem espaço de sobra para acomodar uma infinidade de experiências.

Por isso a pergunta a se fazer acerca de Malta, não é se ela tem algo para você, mas por onde você gostaria de começar e seja lá qual for a sua decisão, a LifeStyle Hall estará lá para te ajudar a dar o primeiro passo.

Em suma, se você escuta os mares de Malta lhe chamando, se você gostaria de sentir o gosto de seu vinho, entre em contato com um de nossos brokers e nos permita tornar o seu sonho o nosso trabalho.


Fontes:

https://maltaexcursion.com/history_culture_tours/wine_tasting__three_cities_tour_421-669635.html?tag=thingstodo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like